Está com problemas digestivos? Que tal engolir alguns ovos de vermes?

Em 2004 um homem de 36 anos, na Califórnia, precisou encarar um tratamento muito complicado para se livrar de suas úlceras de cólon: ou ele engolia alguns ovos de vermes parasitas ou perdia parte do sistema digestivo.
Ele não pensou duas vezes – voou para a Tailândia se consultar com um parasitologista e engoliu, sem brincadeira, cerca de 1500 ovos de vermes. O mais impressionante é que os vermes aliviaram, sim, os sintomas.
A colite ulcerativa é uma doença que causa a inflamação do cólon, matando as células que normalmente revestem o órgão e fazendo com que úlceras doloridas se formem por lá. Depois de ter engolido os ovos de parasita, o organismo do sujeito entendeu que precisava se livrar daqueles organismos estranhos e criou uma grossa camada de muco que revestiu o cólon e aliviou a dor do sujeito.
Quatro anos depois, com poucos parasitas ainda em seu sistema, os sintomas da colite ulcerativa voltaram e ele engoliu mais 2mil ovinhos. Segundo pesquisadores da Universidade da Califórnia, que acompanharam o caso, se os sintomas voltaram quando os vermes já estavam todos praticamente eliminados, significa que eles realmente ajudaram a aliviar a dor.
Se você sofre de uma doença similar, no entanto, se acalme – ninguém vai obrigá-lo a engolir um “caviar” de vermes. Os cientistas estão trabalhando em um composto retirado dos parasitas, que causaria os mesmos efeitos – simulando que o corpo está infestado de parasitas quando, na verdade, está livre, faria com que o sistema imunológico do paciente reagisse do mesmo jeito, criando o “muco protetor”.
Comentários