Em 2004 um homem de 36 anos, na Califórnia, precisou encarar um tratamento muito complicado para se livrar de suas úlceras de cólon: ou ele engolia alguns ovos de vermes parasitas ou perdia parte do sistema digestivo.
Ele não pensou duas vezes – voou para a Tailândia se consultar com um parasitologista e engoliu, sem brincadeira, cerca de 1500 ovos de vermes. O mais impressionante é que os vermes aliviaram, sim, os sintomas.
A colite ulcerativa é uma doença que causa a inflamação do cólon, matando as células que normalmente revestem o órgão e fazendo com que úlceras doloridas se formem por lá. Depois de ter engolido os ovos de parasita, o organismo do sujeito entendeu que precisava se livrar daqueles organismos estranhos e criou uma grossa camada de muco que revestiu o cólon e aliviou a dor do sujeito.
Quatro anos depois, com poucos parasitas ainda em seu sistema, os sintomas da colite ulcerativa voltaram e ele engoliu mais 2mil ovinhos. Segundo pesquisadores da Universidade da Califórnia, que acompanharam o caso, se os sintomas voltaram quando os vermes já estavam todos praticamente eliminados, significa que eles realmente ajudaram a aliviar a dor.
Se você sofre de uma doença similar, no entanto, se acalme – ninguém vai obrigá-lo a engolir um “caviar” de vermes. Os cientistas estão trabalhando em um composto retirado dos parasitas, que causaria os mesmos efeitos – simulando que o corpo está infestado de parasitas quando, na verdade, está livre, faria com que o sistema imunológico do paciente reagisse do mesmo jeito, criando o “muco protetor”.
Siga-nos no Twitter: