Carver One

    Anton Van Den Brink, um holandês criativo, projetou um triciclo diferente, inspirado
em um projeto experimental da GM americana nos anos 80, a inclinação controlada da cabine favorece o desempenho dinâmico do veículo, permitindo curvas muito mais rápidas que as de uma moto esportiva.
    O sistema se chama de Dynamic Stability Control e age por meio de um par de
amortecedores hidráulicos que ajusta a inclinação conforme a velocidade e a rotação
do volante: quanto mais esterço, mais inclinação. Como isso contraria a força centrífuga,
a coisa faz curva, como dá pra ver no vídeo anexo.




   O motor,  que, pelas descrições, se parece muito com o do Smart, é um quatro cilindros de 660 cm3 turbinado. Em sua versão normal tem 65 CV e alcança 185km/h de final, mas havia um chip de fábrica que levava a potencia a 85 CV e permitia 225 km/h. (primeiro projeto). 
    Como todo triciclo a roda dianteira única era o problema, perdendo aderência em irregularidades de piso: pulava e deslizava... Na chuva também era emocionante, pois a área de contato do pneu dianteiro não garantia boa aderência por ser redondo para poder se inclinar com a cabine, enquanto as rodas traseiras menores e mais largas, com pneus de carro, aderiam bem.
   O preço anunciado em 2007, no lançamento, foi de 45 mil dólares, preço de um carro bem legal, embora não tão diferente. Esse precinho para um brinquedo o matou em 2009, depois que o Campo Grande da 4 Rodas testou muito bem o único que veio para o Brasil. 
    O conceito sobrevive em um Híbrido Californiano chamado Persus, mas o preço pedido pelo importador brasileiro não atraiu compradores: 240 mil Reais... Um pouco demais para um colar de melancias mecânico.
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