Forte terremoto atinge o Japão


Um terremoto de magnitude 8,9 atingiu nesta sexta-feira (11) a costa nordeste do Japão, segundo o Serviço Geológico dos EUA (USGS), matando ao menos 40 pessoas no país e gerando um tsunami (onda gigante com potencial destrutivo) que ameaça países da costa do Oceano Pacífico.
O tremor foi o 7º pior da história, segundo a agência americana.


Imagens de TVs locais mostram que o abalo provocou um tsunami, que alcançou áreas da cidade de Sendai. Carros e barcos foram arrastados.
Logo após o tremor, um alerta para ondas de até seis metros de altura foi emitido no país. O Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico, agência americana, também emitiu um alerta para toda a costa pacífica, exceto EUA e Canadá continentais, de onda de até dez metros.
Ainda não havia informações sobre vítimas brasileiras, segundo o embaixador do Brasil no país.A Polícia Nacional afirmou que pelo menos 40 pessoas morreram e 39 estavam desaparecidas, mas os danos eram tão grandes que iria demorar para se ter uma cifra definitiva.
O tremor teve epicentro no Oceano Pacífico a 130 km da península de Ojika, no Japão, a uma profundidade de 24 km, considerada baixa.
Ele ocorreu às 14h46 (hora local, 2h46 de Brasília) e foi seguido por pelo menos outros 52 fortes tremores de magnitude superior a 5, segundo o USGS, agência americana que monitora e estuda tremores pelo mundo. O governo japonês emitiu um alerta sobre o risco de fortes réplicas.
Vídeo - 01 CLIQUE AQUI
Vídeo - 02 CLIQUE AQUI
Vídeo - 03 CLIQUE AQUI
Vídeo - 04 CLIQUE AQUI
Comentários