Por que 1º de abril é considerado o Dia da Mentira?



Engraçadinhos do mundo todo estão ouriçados. Já está na hora de pensar nas formas de enganar seus amigos e parentes porque, afinal, o dia 1o de abril chegou. Mas por que essa data é chamada de Dia da Mentira em tantos países diferentes? Na verdade, ninguém sabe exatamente quando nem onde, e muito menos por que essa tradição começou.
Ao que parece, um surto vertiginoso de brincadeiras coincidia com a chegada da primavera no hemisfério norte desde o tempo dos romanos e celtas, que comemoravam a época com grandes festivais. As primeiras menções de um Dia de Todos os Bobos (como era chamado anteriormente) vem da Europa na Idade Média.
Alguns ligam o dia da mentira à mitologia romana, especialmente a história de Ceres, deusa da colheita, e sua filha, Proserpina. Plutão, deus dos mortos, raptou Proserpina e a levou para morar com ele no submundo. A menina chamava por sua mãe, mas Ceres só conseguia ouvir o eco da voz da filha e a procurava em vão. Tais “recados de bobos” se tornaram um piada popular na Europa nos séculos posteriores.
A teoria mais difundida sobre a origem do dia da mentira é a mudança de calendários no final do século 16: do juliano para o gregoriano, que está até agora em uso. De acordo com o calendário juliano, o Ano Novo era comemorado durante a semana entre 25 de março e 1o de abril, mas sob o calendário gregoriano, a festa foi transferido para, evidentemente, 1o de janeiro. Aqueles que não foram notificados da mudança, ou teimosamente mantiveram a antiga tradição, eram muitas vezes ridicularizados e alvo de brincadeiras no período em que antigamente se festejava o Ano Novo: para nós, 1o de abril.
Na França, os brincalhões costumavam colocar peixes nas costas de quem celebrava o velho costume. As vítimas da brincadeira ganharam o nome de “poisson d’avril”, ou “peixe de abril”. Mas a teoria não pode explicar porque a tradição das brincadeiras se espalhou para outros países na Europa, mesmo aqueles que só adotaram o calendário gregoriano mais tarde.
Na Escócia, as piadas do dia da mentira eram conhecidos como em “april gowks”, outro nome para o pássaro cuco. As origens dos bilhetinhos de “Me Chute” supostamente nasceram da tradição escocesa dessa data.
Em tempos mais recentes, estações de rádio, programas de TV e sites começaram a pregar peças em seus ouvintes, telespectadores ou leitores. Uma das piadas mais notórias aconteceu em 1957, quando a BBC divulgou um documentário mentiroso sobre a colheita anual do espaguete na Suíça, protagonizado por uma família arrancando fios de macarrão das chamadas “árvores de espaguete”. Na época, a massa ainda era considerada uma iguaria exótica na Grã-Bretanha. Muitos ouvintes foram tão enganados que eles queriam saber como obter espaguete das suas próprias árvores do quintal.
No dia 1o de abril de 2007, a mundialmente famosa ferramenta de busca Google anunciou seu novo serviço: Gmail Paper. Os usuários do serviço de email gratuito poderiam salvar e-mails em arquivos, que o Google iria imprimi-los gratuitamente e enviá-los de volta por correio. Em 2009, o Google convidou as pessoas para se inscrever em um projeto de exploração em Marte.
Por isso, enquanto você estiver navegando na web ou assistindo TV no dia 1o de abril, muito cuidado com o que você lê e vê – ou você pode acabar caindo numa pegadinha do dia da mentira
Comentários