anúncio de Obama sobre a morte de Bin Laden

    O presidente dos Estados Unidos anunciou, esta madrugada, que Osama Bin Laden está morto. Segundo o New York Times, Bin Laden morreu com um tiro na cabeça depois de "tentar resistir" e depois de uma troca de tiros. Com ele mais 5 pessoas também morreram. Um filho de Bin Laden, três homens (possivelmente mensageiros do líder da Al-Qaeda), e uma mulher. Em um ataque que durou cerca de 40 minutos.




 "O corpo de Bin Laden está na posse dos Estados Unidos" afirmou o presidente, lembrando que os atentados de 2001 marcarão para sempre o povo dos Estados Unidos. "Hoje, para as famílias que perderam alguém na guerra ao terror, podemos dizer que a justiça foi feita", acrescentou.    A mansão onde vivia Bin Laden terá sido localizada no Verão passado: um grande complexo com muros de mais de cinco metros de altura em volta, com arame farpado, sem telefones ou acesso à Internet. A CIA avança que a casa terá sido construída com o único propósito de esconder o líder terrorista.
  Há quatro anos as forças norte-americanas localizaram um mensageiro de Osama. Há dois anos perceberam a área em que operava e este acabou por "levá-los" à mansão onde o líder viria a ser morto no domingo. No início do ano as forças norte-americanas terão tido a certeza da localização de Bin Laden, Obama terá dado o "ok" para a missão.
   A operação foi levada a cabo pelos SEALS, um dos corpos de elite mais bem preparados do mundo. Vinte soldados participaram na missão. Quatro helicópteros começaram por sobrevoar a casa de Bin Laden, tendo depois os soldados iniciado o ataque com explosivos de mão e com meios de visualização noturna.

   Entre as forças norte-americanas não houve baixas e apenas um helicóptero foi atingido. A operação foi montada pelo Comando Conjunto de Operações Especiais e a CIA.
   Entretanto, centenas de pessoas começaram a juntar-se em frente à Casa Branca para celebrar o anúncio de Obama.
   Já as embaixadas norte-americanas foram postas em alerta, temendo-se represálias devido ao anúncio.


   
Comentários