Microsoft compra o Skype

     Após ser praticamente descartado pelo eBay, o Skype viveu alguns meses de independência. O problema, segundo o gigante do e-commerce, é que o sistema de VoIP mais famoso do mundo não é rentável. Em 2010, por exemplo, a companhia acumulou perdas na casa dos US$ 6,9 milhões.
    Apesar do mau desempenho financeiro, o Skype é bastante popular, o que chamou a atenção de alguns gigantes da tecnologia logo que o eBay se desfez do serviço. O primeiro foi o Facebook, mas após uma leva forte de rumores, foi a Microsoft quem levou —informação já confirmada oficialmente!
    A aquisição do Skype pela Microsoft custou US$ 8,5 bilhões, em dinheiro, nada de ações, como é comum nesse tipo de transação. No anúncio oficial, a Microsoft diz que integrará a tecnologia do Skype em praticamente toda a sua linha de produtos que tem um pé na comunicação: Xbox e Kinect, Windows Phone, Windows, Lync e Outlook. A Skype se tornará uma nova divisão dentro da Microsoft, e o atual CEO da companhia, Tony Bates, continuará à frente da agora divisão como presidente da mesma, segundo Steve Ballmer, CEO da Microsoft.
    Usuários de Mac OS X, Linux e sistemas móveis diferentes do Windows Phone podem respirar aliviados: apesar de agora estar sob as asas da Microsoft, os clientes para outras plataformas continuarão existindo e receberão investimentos da empresa.
    A aquisição ainda depende de aprovação dos órgãos regulatórios dos EUA, mas ambas, Microsoft e Skype, esperam que a autorização necessária para fecharem negócio saia ainda em 2011.

Comentários